Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Site da CLDF permite acompanhar execução de orçamento e seguridade

Casa deseja dar transparência ao processo de investimento dos recursos públicos e estimular os cidadãos a fiscalizar o empenho das verbas

Cidadãos do Distrito Federal já podem acompanhar a execução dos orçamentos fiscal e da seguridade social por meio do site da Câmara Legislativa, na aba “Fiscalização/Orçamento do DF“. A nova ferramenta permite o acesso aos principais relatórios da área. Até então, essa informações só poderiam ser acessadas por agentes públicos, com senhas restritas, dentro do Sistema de Gestão Governamental (Siggo).

Além de dar transparência ao processo de empenho e investimento dos recursos públicos, a CLDF tem o objetivo de permitir que todo cidadão possa se tornar aliado na tarefa de fiscalizar a execução do orçamento. Para isso, a Casa disponibiliza arquivos e planilhas eletrônicos editáveis, no formato de dados abertos, com números desde o ano de 2010.

Essa formatação permite a qualquer usuário realizar pesquisas, cruzar informações, gerar gráficos, fazer comparativos entre os diferentes exercícios financeiros, entre outras aplicações.

Um exemplo do tipo de material colocado à disposição dos cidadãos pela Casa é uma planilha que segue o padrão do Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD) do Siggo. O arquivo elenca programas de trabalho e seus respectivos orçamentos iniciais, alterações orçamentárias, contingenciamentos e valores empenhados e liquidados, tudo isso com atualização mensal.



Link da notícia: http://www.deputadocristianoaraujo.com.br/site-da-cldf-permite-acompanhar-execucao-de-orcamento-e-seguridade/