biografia

Cristiano Araújo é filho de Brasília. Vindo do setor produtivo, a marca principal do seu trabalho é a geração de emprego e renda e a defesa de ideias, projetos e programas que têm ajudado o Distrito Federal a se desenvolver. Nesse sentido, ele prega um novo modelo de desenvolvimento econômico, a partir das vocações locais e de estímulos voltados a atrair empreendimentos para Brasília.

Ele acredita que os entraves ao crescimento econômico da região do DF e entorno são gerados pela falta de uma política efetiva de Estado e não de Governo, vez que é um mal histórico e infelizmente tem persistido ao longo de décadas.

Cristiano cita a burocracia excessiva e centralização administrativa, aliadas à falta de legislação clara sobre temas de fundamental importância para a cidade como um desses sintomas. E ele usa como exemplo a falta de uma lei de uso e ocupação do solo, o que desestimula investidores, que não têm como avaliar os riscos dos empreendimentos.

“É preciso promover um verdadeiro processo de desburocratização no âmbito do GDF, removendo todo o entulho burocrático, acabando com o excesso de formalismo nos procedimentos administrativos, diminuindo a quantidade de níveis hierárquicos e simplificando toda a cadeia decisória. Sem medidas dessa natureza, não conseguiremos avançar”, defende o parlamentar.

Ainda jovem, deu seus primeiros passos rumo à política, ao participar do movimento estudantil nas instituições de ensino onde estudou. Desde então, aprendeu que o diálogo franco e aberto é a melhor forma de buscar soluções para os problemas das pessoas.

Formado em Administração de Empresas, Cristiano trabalhou nas empresas de sua família onde consolidou sua capacidade de liderança e gerenciamento de equipes.

Foi eleito deputado distrital pela primeira vez em 2006. Reeleito em 2010 e 2014, ele já aprovou na Câmara Legislativa 43 leis, que beneficiam toda a população do DF.

No auge de uma das maiores crises políticas enfrentadas pela Capital do País, Cristiano assumiu a Presidência da Comissão Especial de Impeachment, instalada em 2010.

Desde o seu primeiro mandato, Cristiano concentrou suas ações em favor das famílias, da criação de oportunidades de emprego e qualificação profissional para jovens e adultos, além de incentivar as atividades produtivas no DF.

Esse trabalho o credenciou a assumir a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do DF, onde Cristiano desenvolveu o programa “Profissão Futuro”, que concedeu bolsas de estudo para cursos voltados ao atendimento da demanda de tecnologia da informação local. Ele também ajudou a aprimorar o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital, que se tornará o Vale do Silício brasileiro.

Posteriormente, o deputado foi convidado a comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF. Nela, recebeu comitivas de empresários de diversos locais do mundo, apresentou Brasília como um polo de investimento, além de desburocratizar os processos que viabilizam a instalação de novos negócios no DF, com a liberação recorde de recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Câmara Legislativa, onde lutou pela manutenção do tombamento de Brasília como Patrimônio da Humanidade.

No início de 2016 assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente. No colegiado, defendeu para o DF projetos e iniciativas que atendiam a princípios de responsabilidade ambiental e iniciou o debate que apontou soluções para Brasília sair da grave crise hídrica que enfrenta. Atualmente é membro titular da Comissão de Meio Ambiente e da de Segurança.

Resumo

Nome político: Cristiano Araújo
Naturalidade: Brasília (DF)
Data de nascimento: 11/05/1983
Profissão: Administrador de Empresas
Partido político: Partido Social Democrático (PSD)
Atividades profissionais: Empresário e Administrador de Empresas
Formação: Ensino Superior Completo – Administração de Empresas

Atividades parlamentares: É, atualmente, membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo e da Comissão de Segurança.

Foi presidente da Comissão Especial do Impeachment (2010); presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (2009-2010); vice-presidente da Comissão de Educação e Saúde (2007-2008); presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (2013-2014); presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (2016-2017).

Mandatos parlamentares anteriores: Deputado distrital (2007-2010 e 2011-2014).

Atividades no Executivo: Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2012); Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do DF (2012).

Notícias recentes